quarta-feira, 16 de maio de 2012

A surpresa de Megido e a igreja cristã mais antiga do mundo.

Prisioneiros descobrem mosaico em Israel, Megido Quando o coronel Sharon Shoan, comandante da prisão de segurança máxima de Megido ordenou aos presidiários empreenderem obras de escavação para ampliar as instalações jamais imaginou o que iriam a encontrar.

Ele sabia que a região é rica em vestígios históricos e os trabalhos foram supervisionados pela Agência de Antiguidades israelense (I.A.A. em inglês).

Na obra, trabalhavam prisioneiros de boa conduta.

Eles descobriram um grande mosaico que servia de piso daquela que, segundo alguns, poderia ser a mais antiga igreja católica do orbe.

Uma das igrejas católicas mais antigas do mundo descoberta em IsraelO mosaico de Megido, porém, mais provavelmente é dos anos 240-241 d.C.

Nele há menções a Jesus Cristo como Deus, e o peixe, símbolo cristão.

A estrutura é típica de uma casa privada reformada para atender as necessidades litúrgicas de uma comunidade em aumento.

Encontra-se a inscrição com o nome de um centurião romano ‒ Gaianos, ou Porfírio ‒ provavelmente o benfeitor da obra.

Uma das igrejas católicas mais antigas do mundo descoberta em IsraelEle seria um exemplo da expansão do Cristianismo nas altas esferas do Império.

O Império pagão perseguiu a Igreja nascente até o Edito de Milão do ano 313 em que o juizoso imperador Constantino concedeu liberdade plena ao cristianismo, inúmeros templos pagãos fecharam, muitos outros foram transformados em igrejas, e o catolicismo passou a ser a religião principal do Império romano cristianizado.

Os mosaicos representam também quatro mulheres e uma Missa.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estarão sujeitos à moderação.

Arquivo do blog